Tiahuanaco


Tiahuanaco é uma das cidades mais misteriosas do mundo. Suas ruínas se encontram perto do Lago Titicaca, no altiplano boliviano, a mais de 3.800 metro acima do nível do mar. Tradicionalmente a cidade mais antiga do mundo é Jericó datada de 8.000 a.C., porem muitos pesquisadores acreditam que Tiahuanaco tenha quase o dobro da idade de Jericó, tendo sido erguida aproximadamente por volta de 17.000 a.C.. A conclusão sobre a idade desta misteriosa cidade foi obtida atraves de estudos, e de informações astronômicas gravadas em um monumento conhecido como a Porta do Sol e o fato de que no local existia um porto para embarcações.
 
<<< A Cidade Perdida de Yonaguni >>>
.
Pesquisadores também chegaram a idade desta cidade observando que no 1° dia de primavera, o Sol se erguia exatamente no centro do templo através da arcada. Baseado no desenho do templo, foi deduzido que no 1° dia do inverno e do verão o Sol deveria se erguer por sobre as pedras angulares. Mas isto não ocorria. A posição do Sol, por alguma razão passava um pouco dos marcadores de ângulo. Em Tiahuanaco, a arquitetura está alinhada perfeitamente com os pontos cardeais. Porém, medindo-as precisamente, são encontrados "erros". Acredita que sejam simples erros de construção, sem relação com a data em que foi construida.
Observando a perfeição com que foi feito este sítio, com pedras de mais de 100 toneladas (algumas chegando a 200 toneladas), pesquisadores sugeriram que coisas como marcadores de solstício estejam desalinhados é inacreditável, e acham que os marcadores de solstício estão localizados com precisão, como tudo mais no sítio. De fato, este foi o argumento foi usado para calcular a idade do sítio. Medindo o ângulo das pedras angulares e comparando-o a posição do nascer do Sol de hoje, poderam calcular que Tiahuanaco foi construida há 17 mil anos. Porém, naquela época, o ângulo do eixo de inclinação da Terra era levemente diferente do atual. Então, o Sol no verão e no inverno deve ter se erguido diretamente sobre as pedras angulares.
O sítio arqueológico de Tiahuanaco encontra-se num estado lastimável de conservação, já tendo sofrido ao saque de escavadores amadores à cata de preciosidades desde a queda da cidade.
.
Na cidade há uma profusão de pirâmides. As figuras geométricas eram típicas na arquitetura dêsse povo, que é considerada por muitos historiadores como a civilização precursora dos incas. As construções eram técnicamente avançadas, entre as quais, utilizaram um líquido metálico para unir os blocos. Os construtores de Tiahuanaco cavaram
um encaixe na pedra e nele derramaram uma liga que se endurecia e se transformava em um grampo. Este grampo era utilizado para segurar os blocos de pedra juntos. O mais impressionante é que para mover a liga derretida para cada lado onde um grampo era necessário, precisariam ter algo como um forno de fundição portátil para manter o metal em estado líquido.
.
<<< Stonehenge >>>
. 
O mesmo método de construção foi utilizado também pelos construtores egípcios.
As dimensões dos blocos de pedra usadas nas construções são colossais, nas quais foram gravados símbolos que não existem em nenhum lugar do mundo. Nessas construções de granito e sílex não foram utilizados o cimento, por isso, aumenta o mistério e o desejo dos arqueólogos em desvendá-los.
As pedras assemelham-se de monumentos egipcios na forma como são perfeitamente encaixadas. Tiahuanaco foi projetada e construída por indivíduos que tinham conhecimentos sofisticados da matemática, da astronomia e do eixo geográfico da Terra, como demonstram a construção da pirâmide Acapana, cujas dimensões deviam ser de mais de 200 metros por 25 m de altura. Todas as construções estão dispostas segundo os pontos cardeais e nenhuma pedra durante a construção foi colocada ao acaso.
.
Nas imediações de Tiahuanaco não existem pedreiras ou jazidas de material que eram usadas para tais construções colossais, sugerindo um esforço sobre-humano para o seu transporte.
.
Na zona central de Tiahuanaco encontra-se o complexo de Calasasaya. Em seu interior está um templo subterrâneo, e a Porta do Sol e a Porta de Lua.
.
Em diversos monumentos como nos muros do templo subterrâneo, ou ainda no Palácio dos Sarcófagos, são encontrados dezenas de cabeças antropomórficas esculpidas e encaixadas perfeitamente.
Hoje, o que é divulgado nos meios científicos, é que o Homem chegou à América do Sul há cerca de 15 mil anos atrás, os chamados "caçadores errantes". Porém, as evidências acima sugerem que Tiahuanaco tenha sido construida por uma civilização muito avançada. Talvez muito mais do que se imagine. 
 .








Um comentário:

  1. Muito boa a descrição. Imparcial.
    Mas, eu vou um pouco adiante, para perguntar: Como foi construída !?!? Alguém construiu !! Carregar essas pedras, hoje, seria impraticavel, que dirá há 5, 10 ou 15 mil anos !! As pedras utilizadas são granito e diorito. Essa última só perde em dureza para o diamante ! Então, só ferramentas diamantadas poderiam cortá-las. Existem sulcos de 7 milímetros (o,7 cm !! ) perfeitamente alinhados e com a mesma profundidade em todo o comprimento do sulco. Como foi feito ?! Naquela época não havia a cultura dos metais e diamante não existe em toda aquela região!

    Quem trabalhou essas pedras ?!
    Estamos sozinhos?!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentario, opinião, ou sugestão:

Related Posts with Thumbnails