Robô Cientista


Para os que acreditam que a Singularidade é uma coisa utópica e que não chegaremos nem perto dela, tudo parece se encaminhar para um futuro onde as maquinas terão um grande poder computacional, e tomaram os rumos de grandes descobertas.
Uma dos passos para este futuro foi dado por um robô batizado Adam (Adão, em inglês), o robô pode usar a razão, raciocinar, formular teorias e trabalhar em novas descobertas científicas, sem precisar de ajuda humana. No passado já era possível criar programas capazes de analisar dados para criar hipóteses, mas esta desta vez este robô é capaz de levar uma teoria científica da hipótese à experiência, reformulando a hipótese se for necessário.

Adam conseguiu elucidar o papel de alguns genes do processamento de energia biológica de micróbios, e o resultado de seu primeiro estudo foi comprovado por cientistas humanos. Sua principal habilidade é realizar experimentos moleculares com uma paciência e uma perseverança que nem o mais aplicado dos estudantes de biologia teria.
Amanda Clare, uma das criadoras do robô, explica que ele está mesmo mais para um técnico aplicado que para um gênio criador:

"Ele conduz muito do trabalho monótono de nível baixo", "Nesses experimentos, é preciso fazer uma leitura de placas [com informações sobre DNA] a cada 20 minutos, noite e dia, sem parar, coisa da qual os graduandos não gostam muito." 

O que Adam descobriu agora foi o papel de alguns genes do metabolismo de leveduras usadas para fermentar pão. Algo trivial para um biólogo molecular. Clare diz que dificilmente essa descoberta estaria descrita em estudo na edição de hoje da prestigiada revista 'Science' se ela não tivesse sido feita por um autômato.
Adam é uma versão aprimorada de outro robô, projetado por Ross King, líder do grupo de Clare, em 2004. Esta foi a primeira vez, porém, que um autômato descobriu algo que cientistas ainda não sabiam.
O grupo de pesquisa já trabalha no seu próximo robô, Eve, que vai ter muito mais capacidade cerebral e será colocado para trabalhar em novos medicamentos.

Ross King espera que a aplicação da inteligência artificial ao processo de análise de dezenas de milhares de componentes potenciais para novos remédios seja particularmente interessante na busca por tratamentos desconhecidos para doenças tropicais como a malária.

King publicou suas descobertas na revista Science, juntamente com um segundo estudo de Hod Lipson e Michael Schmidt da Universidade de Cornell em Nova York, que desenvolveram um programa de computador capaz de decifrar as principais leis da física em um pêndulo duplo em movimento.

Apenas observando o movimento do pêndulo e fazendo contas, sem ajuda dos cientistas a maquina conseguiu decifrar as leis de movimento de Isaac Newton, e outras propriedades.
 O que pode se esperar para o futuro são muitas descobertas, e que provavelmente não serão atribuídas á cientistas e sim as suas maquinas que com os avanços tecnologicos serão os posiveis ganhadores dos premios Nobel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentario, opinião, ou sugestão:

Related Posts with Thumbnails